terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

EntrevistasFDC - Clube Recreativo da Praia da Leirosa

Uma vez mais voltamos à rubrica das EntrevistasFDC que tanto sucesso teve o ano transacto. Para esta primeira entrevista de 2009 e de entre várias pessoas e clubes contactados, o primeiro que logrou responder à nossa iniciativa foi o CLUBE RECREATIVO DA PRAIA DA LEIROSA, mas concerteza teremos outros entrevistados nas semanas seguintes, já que até ao momento ninguém recusou o desafio, facto que é de enaltecer.
Por isso hoje vamos dar a conhecer melhor o CRPL, a terra, as suas gentes, os seus adeptos, diregentes e simpatizantes.
PALMARÉS:
Nasceu a 07/06/1978 com o objectivo de os seus atletas praticarem futebol federado através da Associação Futebol de Coimbra já que até então a Praia da Leirosa era representada pelo Centro de Recreio Popular Marinha das Ondas_Praia da Leirosa, que jogava na INATEL.
Assim, consagrou-se campeão distrital:
-3.ª Divisão Distrital logo no seu ano de estreia, na época 1978/79
-2.ª Divisão Distrital na época 1981/82
-1.ª Divisão nas épocas de 1996/97 e 1998/99.
-Subiu à 3.ª Divisão Nacional de Futsal, em 2000/2001
-1.º Classificado Série B-subida à II Nacional de Futsal, em 2001/2002
Presença na Taça AFC:
- Futsal, em 2000/01;
- Futsal em 2001/02- Final Four Juniores
Homenagens da AFC, pelo desemopenho e resultados obtidos:
-Em 22-10-01- 79ª Aniversário da AFC- Futsal Distrital-Seniores Masculinos;
-Em 21-10-02- 80ª Aniversário da AFC-Futsal Distrital-Seniores Masculinos
-Taça de melhor marcador na época 1983/84 entregue ao nosso atleta José Ribeiro Neves.
-Taça do 1.º Centenário da Figueira da Foz
-Prémio Fomento Desportivo 1987-companhia de Seguros “O Trabalho”
-Os melhores do Desporto 1994- Diário “As Beiras”
Finalista da Taça AFC:
-1986/87 Ribeirense/Praia da Leirosa
-1993/94 Tocha/Praia da Leirosa
-1994/95 Académico do Paço/Praia da Leirosa
-Presença na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal,1995,Rio Maior/Praia da Leirosa;
-Presença Juvenil na Taça Nacional 1979/1980
FDC - Clube Recreativo da Praia da Leirosa... falemos um pouco do clube e da terra, quando nasceu, porquê, e qual a sua interacção e relação com Praia da Leirosa e suas gentes?
CRPL - A Praia da Leirosa ainda é hoje maioritariamente habitada por gente ligada ao mar, gente muito aguerrida e orgulhosa da sua terra.Tem uma praia fantástica e com águas, contrariamente aquilo que se diz e que se pensa, por termos duas fábricas de celulose bem junto a nós, bem limpas. Foi atribuída à Praia da Leirosa a Bandeira Azul nos últimos três anos.
A ligação das pessoas ao Clube sempre foi boa, com altos e baixos, como em todo o lado, mas o seu apoio às equipas que representam o clube é sempre levado ao máximo.Foi a pensar neste apoio que esta direcção voltou com os seniores já este ano, pois era grande a pressão feita por grande parte dos seguidores desta equipa para que se recomeçasse com o futebol Senior e que em nada se arrepende, pois as pessoas têm aparecido e mostrado o seu apoio à equipa, tanto em casa como nos jogos fora.
FDC – Quais as actividades do clube desde o seu nascimento, as que ainda mantem e as que encerraram?
CRPL - O CRPL sempre teve futebol. Depois de ter parado de participar no futebol de 11 da AFC, o CRPL dedicou-se durante uns tempos ao Futsal, modalidade que se iniciou na Divisão Distrital, mas que ano após ano o CRPL foi conquistando, tendo chegado à 2.ª Divisão Nacional.Depois de ter estado parado cerca de 5 anos (em campeonatos da AFC), recomeçámos o ano passado com as equipas de Escolas e Juvenis.Este ano recomeçámos com os Seniores e mantivémos os Escolas.
FDC – Pode-se afirmar que Praia da Leirosa é uma terra que gosta de desporto, em que há vontade de praticar desporto?
CRPL - Prefirimos dizer que a Praia da Leirosa é uma terra que gosta de futebol e de praticar futebol.Tirando esta modalidade, na Praia da Leirosa os desportos a que os jovens se dedicam são o Surf e o Bodyboard.
FDC – A que se deveu o encerramento da secção de futebol 11 no escalão de seniores, e por outro lado, o que vos levou ao regresso este ano?
CRPL - Não estamos bem por dentro desse assunto, mas pelo que consta, foi a falta de dinheiro. Anos mais fracos onde não se tinham “boas casas” e a receita era mais fraca.Como já referimos, a pressão de sócios e simpatizantes do CRPL, para que se regressasse ao Distrital Sénior foi muita.
FDC – Quais são as condições do Clube a nível humano, desde dirigentes, empregados, jogadores, etc.
CRPL - Graças ao nosso esforço e empenho, absolutamente voluntários, fomos conseguindo melhorar as condições dos balneários para poder receber os nossos atletas e os atletas das outras equipas.O CRPL não tem qualquer empregado, temos sim voluntários para trabalhar, são pessoas da direcção que se empenham para deixar tudo preparado, para que não falte nada aos jogadores, são pessoas da direcção que lavam os balneários, lavam a roupa, passam o campo, alinham o campo, tratam de tudo para que Sábado após Sábado e Domingo após Domingo, as 2 equipas que vêm ao nosso recinto se sintam bem onde estão.
FDC - E a nível de infra-estruturas, em que condições se encontra o parque desportivo? Há algum projecto de remodelação ou melhoramento em vista?
CRPL - O parque desportivo foi melhorado na paragem de Verão, mercê de uma parceria com a empresa vizinha Celbi, que necessitando do campo para parque estacionamento, nos garantiu como contrapartida a remodelação eléctrica (cabo eléctrico, postes e holofotes), bem como a colocação de toutvenant nalgumas áreas-Quanto a melhoramentos, iremos tentar colocar um piso novo, mas depende de patrocínios, pois neste momento não temos dinheiro para aventuras, porque aqui contam-se os tostões. Se há dinheiro, faz-se, se não há espera-se que haja.
FDC – No fundo quais são os objectivos do CRPL, é um clube de futuro ou para o futuro?
CRPL - O nosso objectivo é ficar entre os 5 primeiros classificados no campeonato e chegar o mais longe possível na Taça.Temos uma equipa muito jovem em que a média de idades deverá andar na casa dos 22/23 anos. Por isso pensamos que teremos equipa para o futuro e com futuro, pois temos jogadores com grande qualidade técnica.
FDC - Pensa-se ampliar o projecto para camadas jovens ou outras actividades?
CRPL - As camadas jovens serão sempre uma incerteza, pois não temos apoios nenhuns, são os treinadores que fazem o grande esforço por essa equipa, são eles que transportam os atletas para os jogos fora com a ajuda de um pai ou de um dirigente que os possa acompanhar. Não sentimos apoio da parte dos pais, não investem nos filhos.Nós não pagamos qualquer verba nem a jogadores nem a treinadores, mas também não recebemos, nem pedimos aos pais, qualquer verba pela formação dos nossos atletas, como tal o futuro das camadas jovens estará condicionado por esta realidade.
FDC – Onde entra o blogue dedicado ao clube no seio do projecto?
CRPL - Foi inspirado no futeboldistritalcoimbra.blogspot.com, e foi criado para que pudéssemos dar a conhecer o nosso Clube, pôr os nossos comentários, as nossas fotos, os nossos eventos, etc., para que as pessoas da nossa terra (e não só) tivessem mais um sítio onde se pudessem informar sobre o CRPL.
FDC – Para finalizar gostaríamos que dissesse, a quem nos visita, qual a importância do clube no adepto, ou seja, o que é ser adepto do CRPL ou o que é ser CRPL?
CRPL - Podemos dizer aquilo que sentimos: ser do CRPL é ser da Leirosa, é defender as cores do nosso Clube, como se defende a honra da nossa terra.É apoiar, gritar, puxar pela equipa até ao último apito do árbitro.É dar força aos nossos atletas para que saiam vitoriosos e sempre de cabeça erguida.“Á sin' bora Leirosa”
FDC - Para finalizar gostariam de deixar algum comentário ou indicação?
CRPL - Gostaríamos de deixar uma pequena reflexão, pois sentimos imensa tristeza quando nos apelidam de “selvagens” ou “índios”. É certo que o futebol da Leirosa tem um historial marcadamente agressivo. Enquanto dirigentes, pretendemos contariar um pouco essa atitude, mas como em tudo na vida, o mais difícil de lidar são as relações humanas e ainda assim sentimos MUITO ORGULHO da e na nossa massa associativa e nos nossos adeptos. Mesmo que intempestivos, têm bom coração e é graças a nós e a eles que conseguimos remar este barco!
P' Direcção do Clube Recreativo da Praia da Leirosa
Paula Ramos
Joana Bilhau
Mário Ruivo
E foi assim que após mais uma brilhante e sucinta entrevista demos a conhecer o CLUBE RECREATIVO DA PRAIA DA LEIROSA, as suas origens, palmarés, funcionabilidade, gentes e a terra que o acolhe, a quem agradecemos a disponibilidade com que nos obsequiaram, e desejamos sorte e sucesso para o futuro.
Deixamos aqui uma pequena opinião pessoal sobre as pessoas da Praia da Leirosa e a quem apelidam de “selvagens” ou “índios”, mas pelo que pudémos assistir desde o inicio da época seja nos campos, seja em comentários no blog ou em conversas informais, é que são pessoas abertas ao dialogo e que acima de tudo o sabem fazer dando a cara ou o "peito às balas" e sempre em tons cordiais, em nada se parecendo com os epitetos acima descritos. Bem hajam.

Sem comentários: