segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Seixo Mira 0 VS 0 Praia da Leirosa











Partida de Carnaval...

Por motivos profissionais não tive tempo de elaborar a crónica do jogo Seixe Mira Vs Praia da Leirosa. Deixo-vos então a crónica elaborada pelo colega Seixense e alguns acrescentos que acho relevantes sobre este jogo.
A Praia da Leirosa alinhou com: Hélio, Bubba, Nelson (“45 João Filipe), Germano, Carlitos (“80 Renato), Sá, F. Parracho, Pedro, João Rabita, João Vasco e Kappa (“65 Malaquias) e os jogadores não utilizados: Tó Capitão, Borracho e Pinga.
Como não pude assistir ao jogo da primeira volta, não tive a oportunidade de conhecer o futebol do Seixo. Muito foi falado noutros blogs sobre as "charutadas" e uns alas rápidos. Embora em 1.º lugar da tabela durante algum tempo, a realidade é mesmo esta. Pontapé para a frente e fé em Deus.
A Praia da Leirosa bateu-se bem. Os jogadores honraram bem a sua camisola e podiam ter trazido a vitória para casa. Talvez uma partida de carnaval lhes tenha tirado o triunfo.
Para finalizar não posso deixar de criticar o nosso colega seixense por aquilo que ele apelida de "agressividade acima do normal".
Teve a sua visão na descrição do jogo, mas não pode deixar de salientar a BATALHA CAMPAL que ocorreu no fim do jogo, e que a "agressividade acima do normal" começou por alguma indisciplina do jogador Pestana, que, expulso, deveria retirar-se das 4 linhas e não o fez. (Tenho fotos que provam que se encontrava dentro das mesmas antes do final do jogo.) E que toda a cena de VERDADEIRA PANCADARIA que a seguir ocorreu, não teria acontecido se esse mesmo jogador não tivesse agredido o jogador da Praia da Leirosa no final do jogo.
Eu não ouvi, mas disseram-me que o jogador da Praia da Leirosa dirigiu gestos e palavras menos felizes para a assistência.
Ora, por experiência própria e não sou árbitra, sou muitas vezes apelidada dessas ditas palavras. Tenho um trabalho que "mexe" muito com as emoções das pessoas, e nem por isso eu me viro para elas e as agrido.
Pode ter sido uma atitude repentina do jogador Pestana, mas de vez em quando é preciso pensar antes de agir.
Ofender verbalmente é uma coisa, agora agredir fisicamente é outra completamente diferente.
Não me orgulho do que os adeptos da Praia da Leirosa fizeram, mas também não os posso culpar.
Ver um filho da terra a ser agredido é muito complicado. Acredito que se fosse ao contrário os seixenses reagiriam da mesma maneira, como o fizeram.
Num futuro não muito longínquo as equipas vão jogar de novo e espero que não ocorram os mesmos incidentes.
Sou pelo futebol e não pela violência.


Visão Seixense


Domingo agradável no Campo do Fojo, com uma excelente moldura humana quer por parte dos Seixenses quer daqueles que se deslocaram desde a Praia da Leirosa. Diga-se que ambas as equipas tinham as suas claques devidamente preparadas para apoiar as suas equipas.
Seixo alinhar com Marco , Palmela, Pestana e Daniel na defesa, Rui ,Zorro e Artur na zona do meio campo e na linha da frente David, Pito e João Pedro.
Os primeiros 5 minutos pertenceram por completo à equipa visitante que encostou o Seixo à sua linha defensiva, mas passados este período o Seixo conseguiu sacudir a pressão e começou a controlar o jogo.
Nos primeira meia hora de jogo o Seixo podia ter marcado pelo menos por duas vezes, uma na sequência de um canto com Pestana a cabecear ao lado, a outra num cruzamento de Artur e David a cabecear a rasar o poste, quando o Guarda Redes da Leirosa já estava batido.
O jogo disputava-se com intensidade e com alguma dureza, aliás o capitão da Leirosa viria a receber um amarelo depois de 4 entradas bem duras na primeira meia hora. O central do Seixo ( Pestana) estava também por esta altura amarelado.
Nos últimos 15 minutos da primeira parte o jogo disputava-se a todo o campo com investidas ofensivas de parte a parte, mas sem grandes situações de golo. Nota para o árbitro ter perdoado a expulsão do capitão da leirosa ainda na primeira parte.
O Jogo ia para o intervalo empatado. A segunda parte prometia.
Os segundos 45 minutos iam-se pautar por um jogo equilibrado com ocasiões de golo de parte a parte. O Seixo a contar com alguns livres que provocaram alguns calafrios à defensiva da Leirosa. Ainda antes da meia hora da segunda parte o Árbitro não viria a manter o critério de mostragem de amarelos e viria a expulsar incrivelmente o jogador do Seixo Pestana. Enquanto isto continuava a perdoar consecutivamente a expulsão ao Capitão da Leirosa.
Mesmo jogando com 10 o Seixo jogava “taco a taco” e as situações continuavam a surgir, uma delas por Faca que remataria a bola dentro da área contra o jogador da própria equipa e esta a sobrar para fora.
Marco guarda redes do Seixo faria ainda duas grandes defesas evitando o golo dos forasteiro.
Foi um jogo bem disputado, com situações de golo, com boas jogadas de futebol, mas pecou em alguns momentos por agressividade acima do normal.
Quanto ao Senhor Árbitro apresentou-se demasiado nervoso, não conseguindo controlar o jogo. No critério da amostragem de cartões esteve extremamente mal.
Ambas as equipas entregaram-se de corpo e alma à partida durante os 90 minutos. Mostraram porque ambas andam lá em cima na classificação.

6 comentários:

Anónimo disse...

A "agressividade fora do normal", refere-se e bem, apenas ao que se passou durante os 90 minutos. O colega que escreveu não é nem pretende ser jornalista. A não referência ao que aconteceu depois foi propositada e por forma a que se evitasse a exposição da situação para fora do âmbito de ambas as equipas. Pena que não tenha havido o mesmo entendimento da v/ parte! Se o Seixo não fica bem nas ditas fotografias, a Praia da Leirosa também não, incluindo também um jogador vosso... Mas respeitamos a v/ posição, embora tenhamos optado por uma posição diferente, e todos desejamos obviamente que nada disto se volte a repetir...!

Quanto ao comentário sobre o jogo, permita-me discordar! Já tinha sido do Seixo a melhor oportunidade do jogo, numa excelente jogada de bola corrida, protagonizada pelo nosso nº 4. Mas dizer que a Leirosa a jogar contra 10 durante 30 minutos, merece ganhar, quando a única oportunidade de golo nesse período, quem a criou foi o Seixo (numa bonita jogada, e quando o jogador expulso havia sido precisamente o aclamado "rei do charutão"), não vimos definitivamente o mesmo jogo.

Mas pronto... Estas diferenças de opinião, isto sim é o futebol!!!

Joana Bilhau disse...

Caro Rui!

Eu também não sou nem pretendo ser jornalista.

Por alguma razão o "agressividade acima do normal" está entre aspas...

Eu utilizei o termo, mas não me refiro ao contexto por si próprio.

Quanto ao esconder o que se passou, sou contra. Sempre que os adeptos da Praia da Leirosa se envolvem em confrontos eu faço questão de os salientar nas crónicas, não por orgulho, mas por VERGONHA... Há certas coisas que não se podem deixar passar!

Como já disse sou contra a violência e sou a favor do futebol!

Praia da Leirosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Praia da Leirosa disse...

A "agressividade fora do normal", refere-se e bem, apenas ao que se passou durante os 90 minutos.

Caro Rui, achas mesmo k o jogo foi assim tão duro??

Eu até acho k o jogo foi mole, k não existiram entradas tão duras quanto querem fazer parecer. Houve entrega e alguma luta a meio campo, mas nada de grave.
Quanto à vossa analise, é a vossa opinião, não a posso mudar, mas permita-me k me oponha. O nosso capitão recebeu amarelo, não pelas faltas "duras", mas pelo acomular de faltas e o vosso central (Pestana), qd viu o amarelo, inha de ver o vermelho directo, pois impediu a progressão do nosso jogador, qd entre eles já só estava o GR e isto numa zona frontal à baliza. Julgo k qd dizem k perdoo a expulsão tenha sido numa jogada a meio campo, perto do intervalo, onde o nosso capitão joga a bola e toca inevitavelmente no adversário. O capitão da Leiorsa na segunda parte deve ter feito 2 ou 3 faltas, qualquer uma delas perfeitamente normais, o que não justificava a amostragem do 2.º cartão amarelo.

De resto concordo contigo, na analise que fazes ao àrbitro, acho k podes referir o trio, pois num canto a favor da Leirosa, o jogador da Leirosa cruza a bola, um do Seixo cabeceia e esta sobra para o jogador k a tinha enviado para a àrea e o assistente marca fora-de-jogo (cómico).

Saudações Desportivas.

Anónimo disse...

Gostaria antes de mais de esclarecer que não sou eu que faço as crónicas.

Sobre a visão relativa ao jogo em si, admito que o gosto que cada adepto tem pelo seu clube, neste caso eu pelo Seixo e o Mário e a Joana pela Leirosa, não nos permita ver a realidade exactamente como ela é, levando-nos a percebê-la de forma tendencialmente oposta... E assim, a ter opiniões diferentes sobre o mesmo jogo ou lance. Falo ainda assim, consciente de que fui o 1º a manifestar discordância...

Para finalizar ficam votos de bom resto de campeonato!

Anónimo disse...

Todos tivemos culpa. Não queiram fazer o Pestana de bode expiatorio de tudo o que se passou. Sei que não é nenhum santinho mas não foi o único culpado de toda aquela palhaçada. Qt ao jogo acho o resultado foi o mais certo pelo que as duas equipas produziram pena não ter sido com golos. NInguém ainda foi capaz de dizer que foi uma grande partida de futebol praticada por duas das melhores equipas da divisão.
LP