domingo, 28 de fevereiro de 2010

Muitos amigos dão força ao Fábio para enfrentar tratamento em Lisboa

O Fábio partiu, domingo à tarde rumo a Lisboa, onde deverá permanecer durante o próximo ano e vai ser, em breve, submetido a um transplante de medula. Consigo foi a mãe, mas também a solidariedade e afecto de três centenas e meia de amigos, que se juntaram, na noite de sábado, num jantar organizado por dois amigos da família, Pedro Carraco e Vítor Soares, realizado na Quinta D. Maria, em Soure.

O jovem de Vila Nova de Anços, que vai ser submetido a um transplante de medula para sanar uma leucemia detectada há precisamente dois anos, recebeu um sem número de abraços de solidariedade e mensagens de força para enfrentar, como uma verdadeiro campeão – que tem sido – esta última prova, a prova de fogo que lhe vai garantir o futuro. E emoção não faltou neste encontro à mesa, onde se multiplicaram as provas de afecto e solidariedade que, mais uma vez, mobilizaram a população de Vila Nova de Anços, mas também de Soure, Pombal, Coimbra. Muitos amigos unidos num abraço, onde não faltou a presença amiga dos jogadores da Académica, ou o abraço forte do Sporting Clube de Portugal, o seu clube do coração.

Gitos (Carlos Gomes), pai do Fábio, fez questão de, logo ao início da noite, explicar ao filho o porquê deste encontro, que se seguiu a um outro, realizado na sexta-feira, organizado pelos jovens. Reservado e tímido por natureza, Fábio sempre se mostrou avesso a manifestações públicas. «Não gostas de festas, de jornais e de rádios porque pensas que as pessoas têm pena de ti», disse-lhe o pai, sublinhando que ao contrário do «que possas pensar, as pessoas não estão aqui por pena, mas porque gostam de ti e querem estar contigo». Emocionado, Gitos confessou, perante as centenas de amigos da família, já ter chorado muitas vezes e questionado «porquê o Fábio?, quando há milhares de criminosos!». «Este é um jantar de apoio ao campeão», disse ainda, referindo-se à expressão usada pelos organizadores e que figurava nos cartazes do evento. Com a voz embargada, o pai terminou as suas primeiras palavras para sublinhar que o Fábio tem sido «um campeão na luta pela vida e vaio conseguir». «Daqui a um ano vais ser tu convidado para dares apoio a outros que precisem», prometeu.

Coube a Fernando Silva, outro amigo da família, de Vila Nova de Anços, garantir a animação da noite, à semelhança do que já havia acontecido na iniciativa promovida em meados do ano passado, na Casa do Povo de Vila Nova de Anços. Satisfeito, lembrou a enorme mobilização de dadores, na casa dos 20 mil, que, ao longo destes dois anos, enriqueceram o banco de dadores de medula óssea na esperança de encontrar um compatível com o jovem Fábio. A resposta, disse ainda, acabou por chegar da Alemanha. «Hoje são eles por nós, amanhã somos nós por eles», disse ainda Fernando Silva.

Animação e emoção
A animação não faltou e coube a João Filipe Barreiro, com a sua guitarra e a sua voz, dar início ao variado programa, que contou ainda com a presença de Beatriz, uma jovem de nove anos que “chamou a música” e encantou a assistência. Espaço ainda para o Grupo de Cordas Allegro, uma formação de jovens, que luta pela preservação do bandolim, instrumento tradicional que se encontra em extinção, como salientou o responsável. Transporte e silêncio, são, de resto, as condições para que o grupo dê a conhecer a sua fantástica música em qualquer lugar, uma vez que actua gratuitamente. Na Quinta D. Maria fez-se silêncio, ouviu-se o reportório previsto e ainda um eloquente “encore”, e choveram palmas repetidamente. Ruizinho de Penacova, com a sua concertina, também se juntou à festa e, inclusive, criou uma letra própria para o momento, dedicada ao Fábio e à família. Com a noite já longa, João voltou a cantar e Eduardo, um velho amigo da família, acompanhou-o, numa incursão pelo fado de Coimbra e pela boa música portuguesa.

Com a noite já longa e o temporal aceso cá fora, via-se emoção na sala. Gitos voltou a pegar no microfone e uma vez mais lembrou ao filho a presença de «todas estas pessoas que estão aqui porque gostam de ti». «Melhor era difícil», disse, agradecendo às pessoas e às empresas que se têm solidarizado com a família Uma palavra especial para o tio Jorge, a tia Belita e a tia Nazaré, bem como para o patrão de Isabel (a mãe do Fábio) e para a dra. Vitó (filha de Victor Campos) «que já não está entre nós». «Fábio, sabemos que vai ser um ano, eventualmente nove meses, muito difícil para ti», disse ainda Gitos ao filho, prometendo-lhe que «não vais ficar sozinho com a tua mãe no hospital, vais ter muitas surpresas».

A terminar, Gitos fez questão de chamar Vítor Soares e Pedro Carraca, os organizadores do jantar, Fernando Silva, Marques Pereira, Dani e a esposa, Isabel, «a pessoa que mais sofreu, mas que tem conseguido aguentar». Fábio entregou um ramo de flores à mãe e outro a Sara, uma menina de quatros anos que também sofre de leucemia e está a dar início à sua jornada de luta contra a doença.

Desportistas em grande no abraço ao jovem
O jantar contou ainda com a presença e a força de um grupo significativo de “famosos”. Um dos jovens que participou no Big Brother fez questão de estar presente, o mesmo acontecendo com o capitão Orlando e Hélder Cabral e Luís Nunes, jogadores da Briosa, a quem se juntou Camilo, coordenador do futebol jovem, e Victor Campos, uma das velhas glórias da Académica, que também fez questão de estar presente, acompanhado pela esposa. Em vésperas de mais uma jornada, os representantes da Académica deixaram ao Fábio uma camisola autografada por toda a equipa, que se junta às outras que já tiveram oportunidade de lhe entregar, em diferentes momentos.

Um gesto semelhante veio da equipa do Sporting, com uma camisola e uma bola, ambas autografadas por todos os jogadores, entregue por Carlos Pereira, antigo adjunto de Paulo Bento, que deu os parabéns aos dois organizadores do evento e sublinhou a «adesão fabulosa» que registou, considerando que «o Fábio merece e toda a família merece».

Destaque ainda para o Clube da Praia da Leirosa que também fez questão de, uma vez mais, estar presente e entregar ao jovem camisolas da equipa. Outros presentes vieram ainda da Perfumarte, da casa Jorge Oculista e da Casa Mistral, que quiseram entregar ao Fábio uma lembrança, a somar ao abraço de amizade.

Satisfeitos com adesão em força
Vítor Soares e Pedro Carraco foram os dois organizadores deste encontro de afectos, que reuniu 350 amigos. O objectivo foi, sublinham, proporcionar um encontro de amigos. «Sabíamos que havia muita gente que não iria ter oportunidade de ir a casa da família do Fábio, antes de ele ir para o hospital e tivemos esta ideia, que permitiu que todos os amigos tivessem essa oportunidade». «Não devemos guardar para amanhã o que podemos fazer hoje», afirma Vítor Soares, sublinhando que «o apoio dos amigos é de todos os dias, hoje, amanhã, daqui a um ano».

Fazendo um balanço «muito positivo da adesão», os organizadores confessam que «não é de estranhar, sabíamos que os amigos iam aparecer, mas estamos muito satisfeitos com a adesão», rematam.

In http://www.diariocoimbra.pt

2 comentários:

Unknown disse...

Até se está a ver que estiveste no dito jogo!
E para quem tem um jogador a jogar com um processo disciplinar desde Maio de 2009, tens uma moral para falar em castigos!

PENELENSE disse...

Gostaria de corrigir algo que aparece no vosso blog.
O Blog do Penelense:
o nosso blog oficial é:
http://penelense.blogspot.com
Obrigado e gostaria que alterarem.